O Hospital Municipal São Benedito – HMSB, da Prefeitura de Cuiabá, retomou na tarde de segunda-feira (4), os atendimentos para procedimentos de cardiologia com hemodinâmica. A unidade tem capacidade para realizar 150 exames de cateterismo ao mês. Além disso, o hospital voltou a oferecer exames laboratoriais e biópsias. A iniciativa visa atender todos os pacientes cadastrados na Central de Regulação e dar mais celeridade às filas de espera por atendimento no SUS.
Para melhor atender a população, o HMSB ampliou os tratamentos endovasculares em pacientes com doenças coronarianas, oferecendo cerca de cinquenta atendimentos por mês nessa demanda. Além da implementação de angiografias cerebrais, tratamento para doença ateromatosa das carótidas e a criação de ambulatório de cardiologia, para acompanhamento dos pacientes tratados na unidade. Outro serviço disponível é o de ecocardiograma, exame necessário para investigar doenças do coração.
“Ampliamos os atendimentos de cateterismo ao mês, antes era em média 100, hoje temos capacidade para atender 150 pacientes, além de oferecer um serviço de qualidade para os internados na unidade, com consultas ambulatórias para acompanhamento, estrutura para oferecer mais de 150 exames de ecocardiograma ao mês, disponibilizamos mais de quarenta leitos exclusivos para hemodinâmica. Nosso objetivo é que o São Benedito se torne um hospital voltado exclusivamente para atendimentos cardiológicos”, explicou Wilson Novais, médico neurocirurgião.
O corpo clínico da unidade, gerida pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), possui mais de 200 profissionais capacitados, entre médicos e equipes multidisciplinares com enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e assistentes sociais. A unidade hospitalar possui 112 leitos, sendo 30 leitos de Unidades de Terapias Intensivas – UTIs, e 82 leitos de enfermarias. A infraestrutura está distribuída em 5 andares e compreende 4 salas de centro cirúrgico.
Enquanto aguardava na sala de espera, Andriele Azevedo elogiou e agradeceu a agilidade no atendimento para a mãe, que realizava um procedimento de cateterismo. “Ela não precisou nem esperar uma semana para ser atendida, o procedimento é caro, e se ela precisar fazer angioplastia, fica mais caro ainda, não temos essa condição. Nós agradecemos pela agilidade e pelo serviço de qualidade que estamos recebendo aqui, quando pensamos que isso é SUS, é de graça, não dá nem para acreditar”, finalizou.