Deputado apresenta moção de repúdio a Lula por fala sobre Israel

0

O deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) apresentou uma moção de repúdio contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a sessão da manhã desta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A proposta atende a solicitação da empresária Paula Calil e critica as falas do chefe do Palácio do Planalto sobre o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

Lula comparou o conflito ao Holocausto promovido pela Alemanha nazista contra judeus, durante a Segunda Guerra Mundial. Diversas autoridades brasileiras e mundiais repudiaram a fala do presidente, solicitando que ele se retratasse. A declaração teve forte repercussão internacional e o governo israelense declarou o petista “persona non grata” no país.

Na diplomacia, a expressão se aplica a um representante estrangeiro que não é mais bem-vindo em missões oficiais em determinado país. Benjamin Netanyahu afirmou que Lula agiu como “antissemita” ao comparar a guerra de Israel em Gaza contra o Hamas, uma organização terrorista genocida, ao Holocausto, e que o presidente desrespeitou a memória de 6 milhões de judeus mortos pelos nazistas. Faissal endossou a fala de colegas da ALMT e apresentou a moção contra o petista.

“Estamos propondo uma moção de repúdio à fala do nosso presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por comparar a guerra de Israel e o Hamas com o Holocausto. Com certeza, nosso presidente faltou as aulas de História e não sabe o que foi o Holocausto. Então em memória e defesa dos mais de 6 milhões de judeus que foram assassinados”, afirmou o parlamentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui