Obras foram escritas como parte de projeto de aula de língua portuguesa da professora Gersyanne de Oliveira Paiva; noite de autógrafos será às 19h, na unidade escolar
83 estudantes do 8º ano da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, em Cuiabá, lançam seus livros do projeto “Da ideia ao Livro”, na próxima quinta-feira (12.12). A noite de autógrafos será às 19h, na unidade escolar. As obras literárias serão lançadas em formato e-book.
O projeto nasceu no começo do ano letivo de 2024, pela professora de português, Gersyanne de Oliveira Paiva. Ela percebeu a dificuldade de alguns estudantes com a leitura e decidiu propor um projeto para a coordenação para potencializar as habilidades de cada aluno.
“Desde o primeiro momento, trabalhamos projetos de leitura com os livros da biblioteca da escola, estimulando os alunos a ler, a escolher os gêneros literários e como começar a escrever um livro. Foi um ano de trabalho árduo para termos hoje 83 obras literárias de estudantes entre 13 e 15 anos. Todas as histórias estão lindas e cada uma com o seu jeitinho”, explicou a professora.
O projeto abriu oportunidades para os estudantes terem convicção da sua futura profissão. Marco Antônio de Souza, de 14 anos, está decidido a ser lutador de karatê. No livro “Campeonato brasileiro de Karatê”, ele contou a sua história de superação para futuramente se tornar um campeão.
“A leitura e a escrita mudaram a perspectiva da minha vida. Graças a nossa professora, aprendi a amar a leitura. Por causa do meu primeiro livro, agora quero contar outras histórias. A leitura e a escrita muda uma pessoa, a perspectiva do nosso futuro, o seu caráter, muda em várias áreas da sua vida”, completou Marco Antônio.
Ivo Gabriel, de 14 anos, que tem diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), disse que, mesmo tendo dificuldades com o neurodesenvolvimento, conseguiu escrever um livro com cerca de 30 páginas.
“É uma superação para mim. O meu livro se chama ‘Colisão entre mundos’, onde a ideia era mostrar o meu mundo, com planetas desconhecidos. Nunca pensei que conseguiria virar escritor. Vou até dar autógrafos. Estou emocionado por conseguir tudo isso”, disse.
A aluna Isabele Dias, de 14 anos, destacou que superou problemas de saúde mental com a escrita do livro. “Eu estava depressiva e, quando a professora disse que a gente iria escrever um e-book, logo pensei que seria sobre a minha biografia. Mas imaginei que seria uma história triste. Depois, desenrolei uma história baseada em filmes que gosto e isso mudou completamente a minha vida. Até a minha respiração muda quando penso que sou uma escritora”, contou.
A diretora pedagógica da unidade escolar, Kivia Botelho, contou que o projeto mudou até mesmo o comportamento dos alunos com os professores.
“A leitura amadurece as pessoas, seja qual for a sua idade. Essa ideia da professora Gersyanne contribuiu muito com o processo de ensino e de aprendizagem. A nossa intenção é continuar com o projeto no próximo ano para atingir ainda mais crianças e jovens”, destacou.
Integrante do programa Ensina Brasil, a professora Gersyanne apontou que, desde quando começou a sua carreira como professora de Língua Portuguesa, não havia se sentido tão realizada com o seu trabalho quanto agora.
“O projeto mudou não só a vida dos meus alunos, mas mudou a minha vida também. Quando li cada um dos livros, me enchi de orgulho e de lágrimas. Agradeço pela escola ter aceitado a minha ideia. O objetivo era esse: ver estudantes do 8º ano que não se interessavam pela leitura e que agora ficam ansiosos pelo início da aula para poderem falar sobre a sua obra literária. Hoje, eles são outras crianças e futuramente serão pessoas muito melhores. Tenho certeza disso”, finalizou.
Fonte Gov mt