Com a aproximação do Natal, a tradição do consumidor brasileiro de deixar as compras de presentes para a última hora se mantém firme. Um levantamento realizado nas 27 capitais do Brasil, pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que 12,2 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes apenas uma semana antes do Natal, o que corresponde a 10% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.
Para 38% dos entrevistados, a expectativa por promoções é a principal justificativa para comprar na última hora. Outros 25% disseram que estão esperando o pagamento dos seus rendimentos ou da 2ª parcela do 13º salário e 19% admitem ser desorganizados.
“A pesquisa revela que a grande maioria dos consumidores que deixam as compras de Natal para a última hora o fazem com a esperança de encontrar promoções e economizar. No entanto, é fundamental alertar: o volume de pessoas nos dias que antecedem a data, a pressão do tempo e a menor disponibilidade de estoque podem, na prática, inverter essa lógica, dificultando a pesquisa de preços e a negociação efetiva. O risco de compras por impulso e a urgência de ‘levar o que tem’ aumentam consideravelmente, o que, somado à tentação de parcelamentos longos, pode desequilibrar o orçamento familiar e gerar endividamento nos meses seguintes. O consumidor de última hora precisa redobrar a atenção, estabelecer um teto de gastos rígido e resistir à pressão do momento, lembrando que a antecipação e a pesquisa aprofundada continuam sendo as melhores estratégias para garantir o melhor preço e a saúde financeira”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
METODOLOGIA
- Público-alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.
- Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade. 755 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar no Natal. Em seguida, continuaram a responder o questionário 600 casos, com a intenção de comprar presente nessa data. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,6 p.p e 4,0 p.p. para um intervalo de confiança a 95%.
- Período da coleta dos dados: 15 a 23 de outubro de 2025.
Sobre a CNDL – Criada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam 9% do PIB brasileiro e 17% do PIB do setor, geram 7 milhões de empregos e movimentam R$ 600 bilhões por ano.
SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil é o maior bureau de crédito da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Possui 232 milhões de CPFs no seu banco de dados, 57 milhões de CNPJs cadastrados e 120 milhões de consultas por mês. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.
Sobre a Offerwise – Há mais de 16 anos que a Offerwise vem abordando de maneiras inovadoras a pesquisa de mercado. Com um modelo único e próprio de recrutamento tem conseguido construir um dos principais painéis de pesquisa no mundo, evoluindo para uma empresa robusta de campo online com uso de tecnologia avançada. Detém o maior e mais representativo painel da América Latina e Hispânico nos EUA. Os escritórios ao redor do mundo estão compostos por profissionais de pesquisa de mercado que conhecem e compreendem suas culturas locais e também os consumidores que se deseja alcançar.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
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FONTE: https://cdlvg.org.br/

